
Audiência Pública para apresentação do Porto Brasil Sul ocorre no dia 28 de novembro
A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e a WorldPort Desenvolvimento Portuário realizam dia 28 de novembro, às 19 horas, a audiência pública para apresentação do projeto do Porto Brasil Sul, novo empreendimento portuário previsto para ser instalado em São Francisco do Sul.
A audiência pública será realizada na Casa de Festas e Eventos – Clube Querência, na Rodovia Duque de Caixas, quilômetro 6,2, bairro Reta – São Francisco do Sul. No local será montada uma estrutura para, pelo menos 2 mil pessoas.
Na reunião, serão apresentados os resultados dos Estudos Ambientais que constam no Relatório de Impacto de Meio Ambiente (RIMA), além de ser um espaço para sugestões e esclarecimento de dúvidas sobre o empreendimento.
A audiência pública faz parte do processo de licenciamento ambiental, conforme regulamentação em âmbito federal pela Resolução CONAMA n. 09/87 e estadual pelo Decreto n. 2.955/10.
Além dos representantes da Fatma e do empreendedor (WorlPort), estarão presentes na reunião: a consultoria ambiental TetraTech, que realizou os estudos ambientais, a LPC Latina, responsável pelo projeto do porto, e a KPMG, que fez os estudos de viabilidade econômico-financeira.
Características do Porto
O Porto Brasil Sul (PBS) será o maior porto da região Sul e o quinto maior multicargas do País, dispondo de sete terminais e oito berços de atracação, com movimentação projetada de 20 milhões de toneladas/ano.
O projeto foi desenvolvido como um Hub Port – porto concentrador de cargas e de linhas de navegação – do Mercosul, com capacidade para receber, em médio prazo e após as obras de adequação do canal de acesso, os navios da classe Post Panamax, as maiores embarcações de carga do mundo, com capacidade para até 18 mil TEUs e 220 mil toneladas.
A estimativa é que a primeira etapa seja entregue em meados de 2021. Durante o período de obras, que levará entre cinco e seis anos, serão gerados 2,4 mil empregos diretos.
Benefícios
Geração de Empregos – durante o período de obras, que levará entre cinco e seis anos, serão gerados 2,4 mil empregos diretos. A KPMG estima ainda que serão gerados 36 mil empregos diretos e indiretos em 2030, quando o porto já estará em plena operação.
Cuidados com o Meio Ambiente – O Porto Brasil Sul será o primeiro green port (modelo ambiental portuário, também chamado de Porto Verde, que segue diretrizes específicas de gestão ambiental) da América Latina, já nascendo com o compromisso da preservação e a valorização dos ecossistemas do entorno.
Geração de Renda – Além da geração de empregos, que consequentemente irá movimentar a economia local, os efeitos diretos, indiretos e induzidos dos investimentos para instalação do empreendimento resultarão em aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 9,6 bilhões a ser realizado ao longo das três fases de implantação – entre 2016 e 2030.
Serviço:
O quê: Audiência Pública para apresentação do Porto Brasil Sul
Quando: 28 de novembro, às 19 horas.
Onde: Casa de Festas e Eventos – Clube Querência (Rodovia Duque de Caixas, quilômetro 6,2. Bairro Reta – São Francisco do Sul.
Avante São Chico vamos modernizar !
Exelente, são Francisco precisa de inovação, e todos tipos de investimentos é bem vindo, para está cidade não ficar como uma cidade museu, estava na hora de chegar o futuro a está ilha, os jovens só emigram por a necidade d novas oportunidade q aqui não existem, acredito q este grande empreendimento traera outros empreendoress tbm e mudanças acontenceram pra o bem d td Sao Francisco do sul.