
Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina faz manifesto de apoio ao Porto Brasil Sul
O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) aprovou por unanimidade moção de apoio ao Porto Brasil Sul, a ser instalado em São Francisco do Sul. O Cofem é formado pelas principais associações empresariais do estado, como a Federação das Indústrias de SC (Fiesc), Federação da Agricultura de SC (Faesc), Federação das Associações Comerciais e Industriais de SC (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas (Fampesc), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Federação do Comércio (Fecomércio) e Federação das Empresas de Transporte de Cargas (Fetrancesc).
Para os membros do Cofem, a instalação do Porto, previsto para começar a operar no início da próxima década, trará benefícios para a competitividade e a logística catarinense, e consequentemente, maior inserção da produção estadual nos mercados doméstico, via cabotagem, e internacional.
O texto do manifesto ressalta, ainda, que o calado natural do local a ser instalado, a Ponta do Sumidouro, atende exigências de navios de maior dimensão, já operando na costa brasileira, o que poderá consolidar Santa Catarina como uma plataforma logística eficiente para atender às demandas de cargas regionais, assim como de todo o País, além de ser um importante impulsionador dos índices de emprego e renda.
O Cofem solicita o empenho das autoridades ambientais e demais autoridades envolvidas para a eficiência no processo de licenciamento e demais autorizações. “Pede, ainda, que haja especial atenção do Governo para o planejamento sistêmico e integrado da malha de transporte, considerando a expansão da nossa economia e da atividade portuária”, cita o texto da moção.
O documento será enviado ao governo de Santa Catarina, a Secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Fundação de Meio Ambiente (Fatma) e parlamentares catarinenses.
Para Marcus Barbosa, diretor da Worldport Desenvolvimento Portuário S/A, empresa gestora do projeto Porto Brasil Sul, a moção evidencia a proximidade do empreendimento com todo o setor econômico catarinense. “Estamos alinhados para oferecer ao Estado um porto moderno, eficiente, e que nos colocará na vanguarda do setor portuário brasileiro, favorecendo a geração de 3 mil empregos diretos em São Francisco do Sul e um investimento de R$ 3,4 bilhões”, avalia.
Como residente em SFS estamos bem atentos e com grande expectativa apostando na implantação deste novo Porto Sul que alcançará o progresso deste município…
após atenta leitura do material de divulgação e de apresentação do empreendimento, ouso especular que a verdadeira vocação desse porto será o transbordo de conteineres de navios tipo pos-panamax para navios menores. assim a necessidade de ampliação dos acessos tereestres fica minimizada. e a br280 vai ficar exatamente como está…
Excelente fusão entre indústrias, comércio, portos e transporte. Esta força pode obter no Congresso Nacional a liberação de contêineres pela SRF na origem para embarque direto. A inspeção na fábrica pode ser por empresas de certificação, ou por Administradores do CRA como apoio à SRF.