
Fiesc apresenta Agenda Portos durante encontro do Conselho Estratégico para Infraestrutura de Transporte e Logística Catarinense
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) apresentou a Agenda Portos durante a reunião do Conselho Estratégico para Infraestrutura de Transporte e Logística Catarinense, em Florianópolis.
O Porto Brasil Sul, a ser instalado em São Francisco do Sul, foi convidado e participou do evento. A Agenda Portos contempla propostas de investimentos para 2019 no setor para garantir a competitividade dos portos do estado, com destaque para a necessidade de ampliar o calado para receber navios de maior dimensão, uma tendência na costa brasileira.
“É nisto que acreditamos”, enfatiza Marcus Barbosa, diretor do Porto Brasil Sul e que representou o empreendimento durante o evento. O Porto Brasil Sul foi desenvolvido como um Hub Port – porto concentrador de cargas e de linhas de navegação – do Mercosul, com capacidade para receber, em médio prazo e após as obras de adequação do canal de acesso, os navios da classe Post Panamax, as maiores embarcações de carga do mundo, com até 18 mil TEUs e 220 mil toneladas.
Outra demanda na área é melhorar a gestão e terminar os projetos ferroviários que permitam a ligação ferroviária dos portos. Os temas foram apresentados pelo gerente de assuntos de transporte, logística, meio ambiente e sustentabilidade, Egídio Martorano. O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, também participou da reunião.