
Palestras apresentam a triste realidade dos oceanos de plástico
O circuito de palestras Educação Ambiental nas Escolas, realizado com o apoio do Porto Brasil Sul, segue o seu cronograma nas escolas de São Francisco do Sul. O tema já foi apresentado para mais de 270 alunos.
As apresentações e discussões em sala de aula mostram os impactos causados pelo lixo plástico, a poluição dos mares e novas iniciativas que os próprios alunos e a comunidade poderão fazer para a diferença neste planeta.
A palestra foi apresentada esta semana para mais de 150 alunos da Escola Estadual Nicola Baptista, na Enseada.
Para melhorar o meio ambiente e do seu entorno, o lixo deve ser considerado como uma questão de toda a sociedade e não um problema individual.
Aqui vão algumas dicas importantes:
Estima-se que o Brasil produza cerca de 180 mil toneladas de lixo todos os dias. Não basta apenas reciclar o que é possível, e sim diminuir a quantidade de resíduos produzida diariamente. Mesmo com locais de tratamento adequados.
- Escolha produtos com menos embalagens;
- Separe o lixo em quatro categorias: orgânico, papel, metais, alumínio e plástico;
- Pilhas, baterias e celulares antigos devem ser entregues nas lojas ou em locais destinados para o descarte. Eles jamais devem ser jogados no lixo comum, porque os compostos em seu interior contaminam o solo;
- Não jogue óleo usado pelo ralo, pois ele contamina a água;
- Depois de cozinhar, recolha o óleo em uma garrafa, até enchê-la, e entregue para reciclagem em redes de supermercados.