
Pesquisa aponta aceitação do Porto Brasil Sul pela população de São Francisco do Sul
Pesquisa realizada pelo Instituto VC indica que 55,2% dos moradores de São Francisco do Sul consideram que o Porto Brasil Sul trará benefícios para a cidade. Já 79,6% dos entrevistados concordam que o empreendimento trará novos investimentos para São Francisco do Sul. Outros 20,4% ainda estão em dúvida e responderam “talvez”. A pesquisa foi realizada no dia 16 de junho no Centro e bairros de São Francisco do Sul. Foram entrevistadas 500 pessoas, com margem de erro de 3% para mais ou para menos.
“O Porto Brasil Sul foi planejado para oferecer à comunidade de São Francisco do Sul mais uma alternativa de desenvolvimento, de emprego, de renda, de oportunidades de empreendedorismo, trabalhando ao lado dos outros portos e terminais”, explica Marcus Barbosa, diretor da WorldPort Desenvolvimento Portuário, empresa gestora do Porto.
Entre os benefícios citados pela população durante a pesquisa estão geração de emprego, com 55,8% das respostas, seguido de desenvolvimento para a cidade (18%), melhora na infraestrutura (11,6%) e na renda (5,8%). A pesquisa também revelou uma tendência de aceitação do empreendimento, em razão do desenvolvimento que trará para toda a região: 64,6% responderam “sim” ou “talvez” a pergunta sobre se deixariam um porto se instalar na região do Forte/Sumidouro.
O Porto Brasil Sul
O Porto Brasil Sul será instalado na região da Ponta do Sumidouro, com o objetivo de se tornar o quinto maior porto multicargas do País, dispondo de oito berços de atracação, com movimentação projetada 20 milhões de toneladas/ano.
Atualmente, o Estudo de Impacto Ambiente (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) estão sob análise dos técnicos da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma).
O empreendimento foi desenvolvido dentro do conceito de um Hub Port – porto concentrador de cargas e de linhas de navegação – do MERCOSUL, com capacidade para receber, e após adequações necessárias no canal de acesso, navios da classe Post Panamax, as maiores embarcações de carga do mundo, com até 18 mil TEUs e 220 mil toneladas.
Durante o período de obras, que levará entre cinco e seis anos, serão gerados cerca de 2,4 mil empregos diretos. E, quando o porto estiver em total operação, serão gerados cerca 3 mil empregos diretos.
Acessos
Outro destaque da pesquisa é que os moradores aprovam e acreditam no compromisso do Porto Brasil Sul em construir as vias de acesso ao empreendimento. Foram 58% dos entrevistados que responderam “sim” à questão e 21% “talvez”.
A WorldPort já desenvolveu o projeto da diretriz para o acesso ao Porto. “Será uma rodovia duplicada, com pavimentação asfáltica e ciclovia para beneficiar toda a comunidade, indica o diretor Marcus Barbosa”. Também já existem negociações para ampliação do ramal ferroviário até o futuro Porto Brasil Sul.
sou administrador e professor universitário na área de contabilidade publica, contabilidade agricola, contabilidade da pecuária e contabilidade imobiliária da univille, sou morador de são chico, no bairro ubatuba com pretensão a morar na praia do forte, sou solidário a contrução do porto
Sou morador de São Francisco do Sul, na estrada do forte e tenho conversado com a comunidade;
A maior parte de nós tem parecer positivo quanto ao projeto do Porto Brasil Sul, pensando em desenvolvimento sustentado na seriedade e legalidade do projeto em curso.
Apoiamos o projeto, certamente, uma vez atendidas as determinações dos órgão competentes em relação à politica ambiental e social para a região.
Bons trabalhos.