
Pesquisa aponta aumento da aceitação ao Porto Brasil Sul pela população de São Francisco do Sul
Pesquisa realizada pelo Instituto Pesquisas Vox Civitas indica que cresceu a aceitação da população refrente à instalação do Porto Brasil Sul, na região da Ponta do Sumidouro, em São Francisco do Sul.
A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 22 de outubro em todos os bairros de São Francisco do Sul. Foi adotada uma forma de abordagem direta, com questionário elaborado e estruturado pelo Vox Civitas.
A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O grau de confiabilidade é de 95%.
É possível verificar melhora considerável em todos os quesitos, tanto na aceitação da população em relação ao empreendimento, mas principalmente em relação aos benefícios socioeconômicos.
Sobe de 60%, na pesquisa realizada em agosto, para 71% os que acreditam que o novo porto, previsto para entrar em operação no começo da próxima década, trará benefícios para o município. O índice dos que não acreditam caiu de 20% para 15%.
“Notamos que a população percebe, claramente, que o Porto Brasil Sul é mais uma alternativa de desenvolvimento, de emprego e de oportunidades de empreendedorismo para todo o município, trabalhando ao lado dos outros portos e terminais instalados na Baía”, avalia Marcus Barbosa, diretor da WorldPort Desenvolvimento Portuário, empresa gestora do Porto.
O item que mais chama a atenção para a população é o emprego – citado por 71,5% – e o desenvolvimento, por 21,7%. Segundo estudo da empresa LPC Latina, o Porto Brasil Sul irá gerar 3 mil empregos diretos quando estiver totalmente em operação.
Quanto a possibilidade de permitir que um porto se instale, a autorização aumentou de 45% para 61%. Em contrapartida, a porcentagem dos que não deixariam, se pudessem decidir, caiu de 35% para 28%.
Sobre a possibilidade do porto prejudicar o turismo a cidade, na primeira pesquisa, 35% acreditavam que haveria algum impacto. Hoje esse número caiu qua 10 por cento.. Já os que acreditam que o Porto Brasil Sul trará novos investidores saltou dos 76% para 85%.
“Nós entendemos que iremos agregar ao turismo de São Francisco do Sul, apoiando e fomentando o turismo de negócios durante todo o ano”, avalia Marcus Barbosa.
Sobre o empreendimento
O Porto Brasil Sul (PBS) será o maior porto da região Sul e o quinto maior multicargas do País, dispondo de sete terminais e oito berços de atracação, com movimentação projetada de 20 milhões de toneladas/ano.
O projeto foi desenvolvido como um Hub Port – porto concentrador de cargas e de linhas de navegação – do Mercosul, com capacidade para receber, em médio prazo e após as obras de adequação do canal de acesso, os navios da classe Post Panamax, as maiores embarcações de carga do mundo, com capacidade para até 18 mil TEUs e 220 mil toneladas.
A estimativa é que a primeira etapa seja entregue em meados de 2021. Durante o período de obras, que levará entre cinco e seis anos, serão gerados 2,4 mil empregos diretos.