
Porto Brasil Sul formaliza com Câmara de Vereadores compromisso para contratação de trabalhadores de São Francisco do Sul
A WorldPort Desenvolvimento Portuário, empresa gestora do projeto Porto Brasil Sul, formalizou oficialmente nesta terça-feira, dia 5, compromisso para contratação de trabalhadores de São Francisco do Sul.
O documento foi protocolado na Câmara de Vereadores do município. Nele, a Worldport indica que pelo menos 50% dos profissionais deve ser de São Francisco do Sul. “Mas queremos atingir metas mais ousadas, nos aproximando da totalidade dos colaboradores sendo ou residindo há longo tempo em São Francisco do Sul”, comenta Marcus Barbosa, diretor do Porto Brasil Sul.
O empreendimento, detalha o documento, propiciará a geração de empregos diretos e indiretos e renda para a população local. Para a etapa de implantação, estima-se a contratação de cerca de 2,4 mil trabalhadores diretos e a criação de mais de 7 mil empregos indiretos. Por sua vez, durante o funcionamento do porto, a geração prevista é de quase 3 mil empregos diretos, formais e não temporários, além de mais de 9 mil empregos indiretos.
“Com efeito, nós entendemos que o Porto Brasil Sul se apresenta como uma solução ao já constatado problema social de São Francisco do Sul, em que, ante à ausência de oportunidades, seus habitantes se veem obrigados a buscar trabalho ou melhores rendimentos em outros lugares”, indica o diretor.
O Porto
O Porto Brasil Sul será instalado na região da Ponta do Sumidouro, com o objetivo de se tornar o quinto maior porto multicargas do País, dispondo de oito berços de atracação, com movimentação projetada 20 milhões de toneladas/ano. Atualmente, o Estudo de Impacto Ambiente (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) estão sob análise dos técnicos da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma).
O empreendimento foi desenvolvido dentro do conceito de um Hub Port – porto concentrador de cargas e de linhas de navegação – do MERCOSUL, com capacidade para receber, e após adequações necessárias no canal de acesso, navios da classe Post Panamax, as maiores embarcações de carga do mundo, com até 18 mil TEUs e 220 mil toneladas.
É de extrema importância para a região um projeto deste porte, que só vem a suprir as necessidades de S.F.doSul, no auge de uma crise tão severa que o País está atravessando. Acredito piamente que com este projeto vamos ganhar em Turismo,Acesso as praias,.. logística portuária. etc….Parabéns aos nossos representantes políticos que estão focados com a realidade e olhando para um futuro que está batendo em nossa porta. Grato.