
Porto Brasil Sul inicia negociações para incluir trabalhadores portuários autônomos no empreendimento
O Porto Brasil Sul está em fase inicial de negociações com os sindicatos dos trabalhadores portuários autônomos (TPAs) de São Francisco do Sul. Um ofício manifestando o interesse pelo diálogo e negociações para futuro uso destes profissionais no novo porto, a ser instalado na Ponta do Sumidouro, na saída da Baía da Babitonga, foi protocolado na terça-feira, 18 de abril, nos sindicatos dos arrumadores, conferentes e estivadores. O mesmo ofício também foi protocolado na Intersindical, entidade que reúne os três sindicatos de trabalhadores.
O Porto Brasil Sul deve gerar 3 mil empregos diretos. O estudo detalhado foi feito pela LPC Latina, uma empresa com três décadas de conhecimento no setor de engenharia e mais de 260 projetos desenvolvidos, e responsável pelo projeto do Porto Brasil Sul.
Com base no levantamento da consultoria, os cerca de 3 mil empregos serão criados nos sete terminais e no centro administrativo. A LPC Latina indica que haverá cerca de 600 vagas para pessoal de nível superior, 800 para tecnólogos, 1200 para pessoal com ensino médio e 400 para ensino fundamental de escolaridade.
“São números baseados nas melhores praticas dos modernos projetos portuários em desenvolvimento no Brasil, e no exterior, o que nos habilita a afirmar com segurança ser factível criá-los e ocupá-los por mão de obra qualificada de nossa região, e que demonstra nosso interesse, disposição e determinação em negociar e estabelecer condições de inclusão dos TPAs, nesta grande oportunidade de geração de empregos e renda, que é Porto Brasil Sul”, salienta Marcus Barbosa, diretor do Porto Brasil Sul.
Dentro deste princípio, o Porto Brasil Sul protocolou o ofício na Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul, convidando os vereadores a participarem deste processo de negociação. “Entendemos que é fundamental convidar o Legislativo para apoiar a intermediação da negociação entre o PBS e os TPAs”, continua o diretor.
Ele recorda que a Câmara de Vereadores solicitou uma prioridade de contratação de mão de obra qualificada, por parte do PBS, seja apresentada aos TPAs. “Este também é nosso sentimento. Estamos motivados, e otimistas, no sentido de viabilizar um acordo, que seja justo e aceitável para as partes envolvidos, no qual priorizaremos o trabalho dos TPAs”, indica.
O PBS será um dos maiores portos multicargas do País, dispondo de sete terminais e oito berços de atracação, com movimentação projetada em 20 milhões de toneladas/ano. O projeto foi desenvolvido como um porto concentrador de cargas e de linhas de navegação – do Mercosul, com capacidade para receber, em médio prazo e após as obras de adequação do canal de acesso, os navios da classe New Panamax, as maiores embarcações de carga do mundo, com capacidade para 18 mil TEUs.
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