
Programa de Apoio à Atividade Pesqueira
Para esclarecer quanto às intervenções previstas na atividade pesqueira desenvolvida na área do Porto Brasil Sul (PBS) na região do Forte e de seu entorno imediato, a WorldPort, empresa gestora do projeto, está realizando uma série de reuniões com a comunidade. O objetivo é apresentar e discutir as ações de minimização de impactos e compensatórias, previstas para as fases de implantação e operação do empreendimento.
Na área do projeto existem três ranchos de pesca de tainha. Os donos destes ranchos e seus camaradas, como são conhecidos os pescadores que trabalham para eles, deverão ser indenizados. Os demais pescadores que utilizam a área do entorno também serão alvo de medidas para reduzir os impactos, recebendo apoio e oportunidades de participação de cursos de capacitação, para diversificar, instruir e fomentar a pesca da região.
O Porto Brasil Sul também investirá na infraestrutura para o beneficiamento e a comercialização do pescado. O monitoramento da Atividade Pesqueira terá o envolvimento da Prefeitura de São Francisco do Sul, Colônia de Pesca Z2 e dos próprios pescadores do Forte Marechal Luz e região.
As diretrizes gerais do Programa de Apoio à Atividade Pesqueira estão sugeridas no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e no Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). O programa será detalhado após continuidade do processo de licenciamento ambiental e fará parte do Plano Básico Ambiental, sempre respeitando as premissas do licenciamento e a situação da comunidade.