
WorldPort apresenta projeto do Porto Brasil Sul para Conselho do Meio Ambiente de São Francisco do Sul
O Porto Brasil Sul foi apresentando oficialmente aos membros do Conselho do Meio Ambiente de São Francisco do Sul na terça-feira, 1º/8. A reunião foi na Associação Empresarial de São Francisco do Sul (ACISFS) e teve ampla participação da comunidade. Cerca de 60 pessoas participaram da reunião, grande maioria favorável ao empreendimento, com questionamentos e sugestões sobre o projeto.
A apresentação foi realizada pelo diretor Marcus Barbosa e técnicos da empresa de consultoria ambiental TetraTech, de São Paulo, responsável pelo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima). Marcus Barbosa apresentou o projeto do porto para que todos pudessem ter a melhor compreensão do empreendimento, seus benefícios e impactos para a comunidade francisquense.
O secretário do Meio Ambiente, Gabriel Conorath, destacou a importância da apresentação do porto. Para ele, foi possível esclarecer aos conselheiros e convidados sobre os impactos ambientais, as mitigações e como potencializar os efeitos benéficos visando uma adequada gestão ambiental do empreendimento portuário.
SOBRE O PORTO
O Porto Brasil Sul (PBS), a ser instalado na região da Ponta do Sumidouro, Praia do Forte, município de São Francisco do Sul (SC), será o maior porto da região Sul e o quinto maior multicargas do País, dispondo de sete terminais e oito berços de atracação, com movimentação projetada de 20 milhões de toneladas/ano.
O projeto foi desenvolvido como um Hub Port – porto concentrador de cargas e de linhas de navegação – do Mercosul, com capacidade para receber, em médio prazo e após as obras de adequação do canal de acesso, os navios da classe Post Panamax, as maiores embarcações de carga do mundo, com até 18 mil TEUs e 220 mil toneladas.
Foi uma apresentação especial, a Equipe que acompanhou o Sr. Marcus Barbosa foi impecável nas respostas, esclarecedoras e com certeza, todos os presentes saíram satisfeitos desta reunião!