
Secretário Nacional de Portos informa que Porto Brasil Sul está dentro das diretrizes da política do governo para o setor
Ofício assinado por Luiz Otávio Oliveira de Campos, secretário nacional de Portos da Secretária Nacional de Portos indica que o projeto Porto Brasil Sul, da WorldPort Desenvolvimento Portuário, está dentro das diretrizes do governo federal para o setor.
O ofício é essencial pois demonstra que o projeto está em linha “às diretrizes do planejamento e das políticas do setor portuário”. É, inclusive uma das exigências da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para obtenção de autorização.
Faz parte das exigências da lei 8.033 (27 de junho de 2013) .
“Este ofício demonstra claramente que o Porto Brasil Sul é um projeto viável e em linha com o desenvolvimento social, econômico e logístico de todo o Brasil”, comenta Marcus Barbosa, diretor do Porto Brasil Sul.
CARACTERÍSTICAS
O Porto Brasil Sul (PBS) será o maior porto da região Sul e o quinto maior multicargas do País, dispondo de sete terminais e oito berços de atracação, com movimentação projetada de 20 milhões de toneladas/ano.
O projeto foi desenvolvido como um Hub Port – porto concentrador de cargas e de linhas de navegação – do Mercosul, com capacidade para receber, em médio prazo e após as obras de adequação do canal de acesso, os navios da classe Post Panamax, as maiores embarcações de carga do mundo, com capacidade para até 18 mil TEUs e 220 mil toneladas.
Espera-se que seja mais um investimento em instalação portuária de ponta em nosso estado, que já é conhecido por sua excelência em instalações portuárias.